Para falar um pouco sobre Mentoria, vou começar utilizando a definição que encontrei no dicionário eletrônico DICIO e, que tem inclusive a ver comigo.
Ele diz:
“Prática de ajudar ou aconselhar uma pessoa menos experiente, durante um período de tempo”.
Então, em suma, Mentoria seria isso. Alguém compartilhando sua experiência e conhecimento e, ajudando dessa forma outras pessoas a se desenvolverem. Para isso, vejo como fundamental que o Mentor tenha a vivência prática da área a qual decida transmitir o seu conhecimento adiante.
Precisa ser um processo prático e dinâmico, com interações enriquecedoras entre Mentor e Mentorado, além de contar com uma estruturação bem elaborada, do contrário, pode-se tornar apenas um prazeroso “bate-papo”.
Para mim, a mentoria é como uma “transfusão” de vivência que enriquece a estrada de quem está começando ou se encontra perdido no meio do caminho.
Já para Mentoring não vamos encontrar definição em nossos dicionários, pois se refere a um termo em inglês e, que significa “tutoria”, “mentoria” ou “apadrinhamento” e, da mesma forma que na Mentoria, o profissional deverá ter vivência na área a qual decida transmitir o seu conhecimento adiante.
Bom, mas então Mentoria e Mentoring é a mesma coisa?
Sim e Não.
Realmente ambos se referem a um processo de Mentoria, com transmissão de conhecimento e vivência profissional em determinada área por parte do Mentor, porém eu particularmente gosto de ver a sutil diferença entre eles, considerando que no Mentoring há uma inserção de ferramentas de Coaching e Metodologias de forma a contribuir não só com o aprendizado acerca de questões técnicas como também com o desenvolvimento de habilidades comportamentais, tornando-o assim, a meu ver, um processo mais completo e abrangente.
E, para saber mais sobre Coaching, o que ele é e o que não é, convido você a ler o Artigo que já escrevi aqui no meu Blog explicando sobre isso.
Link: https://gislainerossi.com.br/coaching-o-que-e-e-o-que-nao-e
Como Coach e Mentora gosto de inserir em meus Programas de Desenvolvimento não só ferramentas de Coaching como também habilidades comportamentais da Inteligência Emocional e doses generosas de Autoconhecimento.
Em determinados momentos precisamos assumir que necessitamos de ajuda para seguir o nosso caminho adiante e, está tudo bem. Existem muitos profissionais capacitados para ajudar nessa jornada rumo ao crescimento e sucesso. Contar com eles é não só indicado como aconselhado.
No Brasil ainda poucas empresas se utilizam de processos de Mentoria para desenvolver os seus talentos e com isso eu vejo que há bastante espaço para crescermos.
Mentoria ou Mentoring, não importa qual seja a palavra, ao final ambos são em sua essência:
Um processo Gratificante!
#grdesenvolvereinspirar