Coaching: O Que É e O Que Não É

por mar 12, 2020Coaching, Inspiração

Quando comecei a exercer cargos de Liderança em minha trajetória profissional, o ponto que mais me preocupava era as relações humanas.

Nunca tive problemas com a parte técnica, pois eu gostava de aprender e ensinar, então tirei de letra, mas a parte comportamental é e sempre foi a mais desafiadora.

Como eu deveria ser e agir para me comunicar bem com as pessoas e extrair o melhor delas?

Eu sempre tive um processo autocrítico muito forte, então procurava me perceber e melhorar. Fiz análise por um tempo e isso me ajudou muito a entender certas questões, mas ainda assim faltava algo.

Quando tomei ciência da existência do Coaching, eu muito me interessei, mas por um motivo ou outro acabei não realizando o processo durante minha empreitada de liderança.

Ele veio a fazer parte da minha vida quando eu estava em um processo de transição de carreira, o que sem sombra de dúvidas foi muito importante e libertador para mim e, me abriu portas, me trazendo até onde me encontro hoje, ou seja, ele é válido e importante em qualquer momento que você se encontre, pois diz respeito a sua evolução.

Mas então, como fiz para liderar durante esse tempo em que não tinha desenvolvido tão bem assim meu autoconhecimento?

Através da compaixão, ou, empatia.

Sempre fui uma pessoa de me colocar no lugar do outro e, não fazer aquilo que não gostaria de receber. Confesso que isso me ajudou bastante, mas se eu tivesse feito um processo de autoconhecimento antes, seguramente teria me ajudado muito a percorrer o caminho de uma forma mais suave e esclarecedora.

Mas afinal, o que é Coaching?

A palavra “Coach” em inglês tem sua origem derivada de um meio de transporte que está relacionado à palavra húngara kocsi, que significa “carro” ou “carruagem”. Kocs é uma cidade na Hungria que fica às margens do rio Danúbio e, onde no século XV se começou a produzir carruagens que se tornaram as mais cobiçadas da época por seu conforto.

Além do seu significado inicial, a palavra Coach passou a se referir a:

  • Veículo para o transporte de pessoas, originalmente carruagens e atualmente alguns vagões de trem e de ônibus também são chamados de coaches.
  • Técnico de esportes e orientador de profissionais.

A primeira vez que foi usada para significar um instrutor ou treinador surgiu por volta de 1830 na Universidade de Oxford, como uma gíria para “tutor”. Tinha o sentido de que era “aquele que carrega” um estudante através de um período de provas e exames.

Dessa forma, coaching pode ser descrito de forma simples e básica como uma forma de “transportar” as pessoas de onde elas estão para onde querem estar, ou de auxiliar na “transformação de quem elas são para quem elas querem ser”.

A abordagem facilitadora moderna para treinar pessoas no esporte foi iniciada por volta de 1970 por Timothy Gallwey, com a publicação do seu best-seller O Jogo Interior de Tênis. Foi um dos primeiros autores a demonstrar um método abrangente de coaching que pode ser aplicado a muitas situações. Isto fez com que ele começasse a se apresentar em palestras e workshops, não apenas para atletas como também para dirigentes esportivos e outros líderes empresariais no mundo inteiro.

Dessa forma, o trabalho de Tim Gallwey praticamente deu origem ao movimento atual de coaching em diversas áreas.

Principais Áreas do Coaching:

Pessoal: trabalha todos os aspectos necessários para promover o bem-estar e a melhoria de vida do cliente (físico, mental, social, afetivo, financeiro, entre outros).

Profissional: trabalha aspectos ligados ao desenvolvimento de carreira ou negócios e executivos.

Benefícios e Vantagens do Coaching:

O maior benefício do coaching é o aumento de RESULTADOS positivos nas diversas áreas da vida do cliente.

O aumento de PERFORMANCE gerado pelo processo de Coaching eleva o nível de resultados, gerando mais realização, satisfação pessoal e profissional interna e melhoria da qualidade de vida.

Através do coaching, as pessoas têm pela primeira vez acesso a fantásticas técnicas e metodologias que promovem o aumento da EXCELÊNCIA humana.

Algumas definições importantes:

-> Coaching: é o processo que o Coach conduz com o cliente.

-> Coach (plural Coaches): é a pessoa que exerce a profissão, que conduz o processo de Coaching.

-> Coachee (plural Coachees): é o cliente. Aquele que se submete ao processo de Coaching.

E o que Não é Coaching?

Coaching não é terapia ou consultoria, ainda que se encontram em áreas que se cruzam. Hoje em dia um grande número de terapeutas e consultores estão fazendo cursos de Coaching para poder oferecer esse serviço.

Em poucas palavras, a Terapia lida com questões psicológicas mais profundas, enquanto o Coaching trabalha a parte comportamental do indivíduo.

(fonte: Instituto Profissional de Coaching)

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse tema? Me deixe sua opinião.

E se quiser saber mais ou, tiver interesse em passar por um processo de Coaching, entre em contato comigo. Terei prazer em ajudar!

Open chat