Vamos falar de um ingrediente importante e fundamental para a sua Felicidade e Sucesso: Investimento Social.
Em seu livro o Jeito Harvard de ser feliz, o autor Shawn Achor, enumera esse como o 7º princípio na construção da Felicidade e consequentemente do Sucesso.
Sim, porque diferente do que se pensava, a Felicidade vem antes do Sucesso. Pessoas mais felizes têm mais Sucesso e não o contrário.
Ele comenta que um dos erros que cometemos é que em meio ao caos ou situações estressantes no trabalho ou na vida, nossa primeira reação é a de nos isolarmos, nos afastarmos das pessoas, quando na verdade é o momento em que mais precisamos uns dos outros.
Abrimos mão do nosso recurso mais valioso: Nossa rede social de apoio.
Um dos estudos psicológicos mais longo de todos os tempos “o estudo dos homens de Harvard” acompanhou 268 homens desde a entrada na faculdade no final dos anos 1930 até os dias de hoje.
Com o grande volume de informação, os cientistas conseguiram identificar as circunstâncias na vida e características pessoais que distinguiram as vidas mais felizes e mais plenas das menos bem-sucedidas.
Com isso, em 2009, o psicólogo George Vaillant que dirigiu os estudos nos últimos 40 anos afirmou que seria possível resumir os resultados em uma única palavra: “amor… e ponto final”.
Ele ainda concluiu dizendo que há “70 anos de evidências de que os nossos relacionamentos com as pessoas importam, e importam mais do que todo o resto”.
Uma pesquisa realizada sobre a alta expectativa de vida na cidade de Okinawa no Japão, onde as mulheres ultrapassam os 100 anos de idade, também revelou que seu ingrediente principal é o “moai”, um círculo social pequeno, mas muito próximo, destinado a estar presente através de todos os altos e baixos da vida, o que fornece suporte social o suficiente para estresses e problemas mentais, além de reforçar comportamentos saudáveis e compartilhados.
Algo que tenho feito nessa pandemia é me aproximar das pessoas, apesar do distanciamento social e o isolamento que estamos vivendo. Eu acredito que existem muitas formas de estarmos próximos e, isso não passa necessariamente pela presença física.
Tenho pegado o telefone e ligado para familiares e amigos e, para os mais distantes, passado mensagens para saber como estão. Reencontrei e me conectei com conhecidos que não via ou falava há mais de 20 anos.
Não por acaso, em um curso online que estou realizando sobre “A ciência do bem-estar” da Universidade de Yale, um dos itens abordados é: “Social Connection”.
Somos estimulados a estabelecer uma nova conexão social por dia pelo período de uma semana.
E quer saber, toda essa minha experiência com minha rede social tem sido incrível. O poder e força que isso nos dá é simplesmente fantástico, além do fato de percebermos o quanto as pessoas ficam gratas por nos lembrarmos delas.
Não busquemos as pessoas apenas quando precisamos delas. Estabelecer networking apenas quando se perde um emprego, é um grande erro
Mantenha sua rede social ativa sempre, independente do momento que você vive.
Algo tão simples e tão poderoso não pode ser desprezado.
Então eu fortemente encorajo você a começar agora mesmo. Não deixe para amanhã ou depois, o agora é o único momento certo em sua vida.
Com quem você irá falar hoje?