Kuyashii – Você já experimentou esse sentimento?
Recentemente assistindo a uma série da Netflix que contava a história de vida e carreira da Chefe de Cozinha Niki Nakayama me chamou a atenção um trecho em que ela mencionava a palavra japonesa Kuyashii como sendo usada quando alguém te coloca para baixo ou diz que você não consegue fazer alguma coisa e você fica com aquele desejo ardente de provar que quem está dizendo aquilo está errado.
Fui pesquisar o significado dessa palavra, inclusive com uma amiga minha descente de japoneses (para não dizer nenhuma grande bobagem) e cheguei a palavra em português “Frustrado” e, também a uma explicação em espanhol que dizia: Kuyashii é uma mistura de frustação, arrependimento, raiva, irritação. É algo lamentável e mortificante.
Mas o importante aqui não é a tradução literária da palavra ou seu significado exato, mas principalmente o sentimento que ela imprime. Aquele de manifestar em você uma força que o faça lutar, vencer e provar que o mundo está errado a seu respeito, ou seja, o desejo Kuyashii.
Fiquei pensando que esse é um fenômeno que não ocorre apenas no Japão. Apesar de darmos outro nome aqui para a palavra Kuyashii, quantas vezes em nossa vida já não deparamos com ela? Parentes, Amigos, Chefes, Colegas de Trabalho e, tantas outras pessoas de nosso convívio que muitas vezes nos dizem coisas que nos colocam para baixo. Dizem mesmo que sem maldade ou intencionalmente, que não temos talento para algo ou que não vamos conseguir alcançar determinado objetivo.
No caso da Chefe Niki a sua própria família não acreditava que ela fosse capaz de algo grandioso pelo fato de ser mulher, mas ao invés de ficar deprimida ela provou que eles estavam errados e, se tornou uma Chefe de Cozinha renomada.
Não podemos mudar o outro, sua forma de pensar e agir, mas podemos determinar o que faremos com o que o outro profere de negativo a nosso respeito. Vamos simplesmente aceitar e nos deprimir ou vamos lutar? Essa decisão sim é 100% nossa.
Analisando chego à conclusão de que na minha vida devo ter vivenciado algumas vezes esse desejo Kuyashii. Com certeza já tive correntes contrárias aos meus objetivos e pensamentos, mas mesmo assim me mantive firme, lutei, conquistei meu espaço e progredi. Se pedras me atiraram, sou grata a todas elas, pois as utilizei para construir os meus alicerces.
Hoje ainda luto, agora pela minha independência e reconhecimento. Quero desenvolver e inspirar pessoas pelo mundo corporativo. Entendo que há espaço para todos e que juntos podemos construir algo maior e melhor.
Para conquistar o meu objetivo de ter um trabalho com propósito, ser mais leve, feliz e poder compartilhar ideias, experiências e conhecimento, me tornei Coach, construí meu site e abri a minha empresa, tudo isso recentemente após ser desligada de meu último emprego há pouco mais de 5 meses.
Espero que esse texto faça você refletir e ter atitudes que o elevem sempre.
Se você gostou desse artigo e quer saber de que outra forma posso ajudá-lo, entre em contato comigo.
Muito interessante este seu artigo. Quantos já, por ciúmes, tentaram nos colocar para baixo. Mas reagimos e, confiando no nosso taco, pudemos provar nossa capacidade, com toda humildade, mas de forma a provar que estavam errados a nosso respeito.
É verdade Sogrito, que bom que gostou. Fico Feliz. Um Abraço.