Inspirando para Motivar
Estava muito motivada a motivar as pessoas quando de repente ouvi alguém dizer algo mais ou menos assim… “você não motiva as pessoas. A motivação é própria delas, ou seja, está lá dentro de cada um e não é colocada de fora para dentro…”. Pronto, um balde de água fria no meu sonho.
Mas como sou uma pessoa persistente e não desisto fácil dos meus sonhos e anseios, refleti muito sobre o tema e cheguei à conclusão de que eu estava com o pensamento correto acerca do que buscava, porém, utilizando a palavra incorreta.
Aquela frase me fez pensar, refletir e concluir que ela estava “parcialmente” certa, pois realmente a Motivação é própria do ser humano, mas fontes externas podem ajudar as pessoas a despertar, acordar algo lá dentro delas que esteja adormecido, então cheguei a palavra correta do que estava buscando como instrumento para Motivar que é a Inspiração…
O que busco ao final é Inspirar as Pessoas para Motivá-las.
Significado da Palavra Inspirar
No dicionário iremos encontrar vários significados para a palavra, mas a que cabe aqui para mim e para meu propósito é: “Fazer nascer no coração, no espírito, um sentimento, um pensamento, um desígnio” e, apenas reforçando que para o bem. Sim, é bom esclarecer pois coisas e atos ruins também podem inspirar aqueles que se identificam com tais condutas mas vamos ficar fora e bem longe delas. Quero tão e somente o progresso, o crescimento e o melhor continuamente. Que as pessoas se encontrem, sejam leves e felizes.
Significado da Palavra Motivar
Essa palavra já não possui tantos significados assim, mas gostei da definição que tem o propósito de “Despertar Interesse, Estimular”.
Gostei da frase aplicada para a palavra como exemplo para o seu significado. O autor é desconhecido, mas a Fonte é: Pensador.
“É bom você começar a provar que está feliz onde está e, principalmente, que seus resultados são consequência do seu entusiasmo, de sua forma de ver o mundo e, sobretudo, de sua capacidade de auto-motivar-se.”
Note que como comentei anteriormente nessa frase fica claro que a motivação está a cargo do indivíduo, porém como comentei também, entendo que através da inspiração é possível “despertar” a motivação. Se você se sente “desmotivado” ou sem “ânimo” em motivar-se. CALMA! Uma boa notícia: Há luz no fim do túnel.
Como pretendo que você se motive?
Primeiro é preciso estabelecer em sua vida o pensamento positivo. Isso irá ajudá-lo a canalizar suas energias para atrair coisas boas e positivas para sua vida o que é fundamental para nosso objetivo de uma vida melhor, mais leve e feliz.
Depois, busque temas, músicas, obras de arte, pessoas (e aqui cabe: pessoas comuns; artistas, atletas, poetas, etc.) que lhe agrade ler, pesquisar, ouvir, assistir, entender, compreender o seu universo. Quando você gosta muito de algo aquilo acaba por ser sua fonte de inspiração. Que nada mais é do que o modelo do que você quer ser ou seguir como exemplo. Não é copiar, plagiar, mas extrair o que aquilo tem de bom, aquilo que você se identifica e que lhe servirá de norte em sua jornada.
Se você encontrar essa fonte de inspiração automaticamente você se verá motivado.
Alguns exemplos meus de inspiração
Tenho vários a começar por Jesus Cristo. Exemplo e Modelo Maior para mim não há!
Quando volto para a terra posso citar diversas pessoas e temas que me inspiram. Sim, eu sou bem eclética e vai ficar muito longa essa lista, então vou resumir apenas para que eu consiga me expressar sobre aquilo que quero que você entenda e busque também para sua vida.
Recentemente vi um vídeo sobre a história de vida do jogador de futebol Cristiano Ronaldo e honestamente não só me inspirou sua trajetória como mudou minha forma de vê-lo. É importante conhecermos as pessoas mais a fundo e não julgar ou pré-julgar. Criar Estereótipos nos limita. Com certeza poderemos nos relacionar muito melhor a partir do conhecimento.
Se for referenciar o mundo corporativo e o Linkedin trarei nomes como João Paulo Pacífico (Grupo Gaia, Livro: Onda Azul) e Alexandre Pellaes (Exboss. 99jobs), jovens visionários e promissores em mudar a forma como o mundo do trabalho funciona. Ainda um precursor para mim nesse tema é o Ricardo Semler (Semco, Livros: Virando a Própria Mesa, Você Está Louco!).
Certa vez assisti uma palestra com o Astronauta Brasileiro Marcos Pontes e fiquei encantada. Uma pessoa simples, com uma história de vida e trajetória extraordinárias. Seu livro: É Possível! Como transformar seus sonhos em realidade é uma leitura que vale muito a pena. Ele se tornou um de meus ídolos e referência de vida.
E para concluir, estou terminando a série “Chef’s Table” da Netflix e o que começou como um passatempo sobre gastronomia, se tornou uma fonte belíssima de inspiração e aprendizado. São histórias incríveis de determinação, garra, persistência, busca da perfeição, superação e tantas outras palavras. Quando vemos apenas as estrelas conquistadas por esses chefs e seus restaurantes não temos a ideia de tudo o que passaram para chegar até ali. Quando nos interessamos por conhecer suas histórias veremos que uma, duas ou três estrelas Michelin não aparecem da noite para o dia, mas após uma longa e desafiadora jornada.
Assim é para cada um de nós: Um desafio constante de se reinventar, aprimorar, modernizar e evoluir. Para isso busquemos inspirações para nos motivar a seguir.
Se você gostou desse artigo e quer receber mais orientações ou aconselhamento profissional entre em contato comigo que terei prazer em ajudar.