Os 360 mil queijos de Módena e o que isso tem a ver com você
Quando um terremoto atingiu a cidade de Módena na Itália em 2012 e trouxe bastante destruição ao local, um ponto em particular chamou a atenção. Um fabricante de queijos teve a sua produção de 360.000 unidades danificadas por conta deste fato.
Desesperado o proprietário procurou ao Chefe de Cozinha Massimo Bottura do Osteria Francescana, um restaurante local, para pedir ajuda, pois não sabia o que fazer e, perder todas aquelas peças representaria metade da produção anual de Queijo Parmigiano Reggiano. Isso traria grandes prejuízos para a empresa produtora, seus trabalhadores e a cidade em si.
Massimo pensou e teve a ideia de criar uma receita utilizando aquele tipo de queijo e que fosse de fácil preparo. Lançou então uma campanha ao redor do mundo.
Em suas palavras, ele disse: “Vamos criar um prato que todos ao redor do mundo possam preparar. Quero mostrar a todos o que aconteceu em Módena e ajudá-los a vender toda a produção”.
Ele criou então o Risotto Caio e Pepe e em pouco tempo chefes do Japão, Londres, Nova Iorque e outros locais do mundo estavam preparando o seu Risotto.
A ação foi um sucesso e todas as 360.000 peças foram vendidas, ninguém perdeu seu emprego, ninguém fechou as portas.
Foi uma Receita com Cunho Social.
O Chefe Massimo Bottura é uma das maiores estrelas da gastronomia no mundo e seu restaurante, o Osteria Francescana já foi eleito o melhor restaurante do mundo segundo a World’s 50 Best.
Vamos agora diante desse relato pensar e refletir sobre quantas vezes nós realmente nos importamos com o que acontece com os outros ou a nosso redor e temos atitudes como essa do renomado chefe com o intuito de ajudar, construir, melhorar, apoiar, ser solidário e contribuir para que o problema seja resolvido ou ao menos minimizado?
Não é mais fácil que em situações que nos parecem “alheias” simplesmente cruzemos os braços e pensemos: “O que posso fazer? Não é minha culpa. O problema não é meu…” e tantos outros pensamentos limitantes que nos colocam distantes de qualquer ajuda?
Existem fatos e situações que simplesmente não podemos mudar. O terremoto é uma delas, mas o que vamos fazer em conjunto, como um time, para que o impacto seja o menor possível é o que fará a diferença.
No caso dessa catástrofe em Módena, se o Chefe simplesmente cruzasse os braços, cedo ou tarde o problema recairia sobre ele, pois os queijos seriam perdidos, trabalhadores perderiam emprego, a economia da cidade seria afetada e, consequentemente seu restaurante também seria impactado, correto?
Precisamos olhar para os problemas com a visão do todo, do futuro. Sermos solidários e dar nossa contribuição sempre que necessário.
A minha, a sua, a nossa atitude faz sim toda a diferença.
Se essa história te impactou assim como me impactou e, você tem algo acontecendo ao seu redor e gostaria de fazer a diferença como fez o chefe Massimo Bottura, mas ainda assim não sabe como, me conte e vamos descobrir juntos!